Porque os eixos se quebram sem bater.
 

 

Estavamos navegando e de repente ouvimos um ruido, o motor disparou e quando fomos verificar o eixo partiu perto do reversor!

Porque quebrou? Não bateu em nada, os hélices estão perfeitos, o que realmente aconteceu?

Após observação de muitos casos de eixos partidos e conversando com colegas engenheiros da siderurgia, bem como em sistemas de transmissão, a verdade é a seguinte:

O que causa quebra de eixos é a fadiga de torção causada por qualquer desalinhamento do motor, principalmente quando a embarcação utiliza o ultrapassado " pé de pinto " .
Se o motor desalinhar poucos gráus vertical ou horizontalmente, resultado de coxins cansados, acomodação das travessas do berço de motores, vibração de parada e partida ou mesmo as torções do casco durante a navegação, farão com que o eixo seja forçado a girar se torcendo todo o tempo. Isso causará uma fadiga tal qual um arame que se queira quebrar torcendo de um lado ao outro até que em determinado momento as moléculas se rompem. A fadiga do material se torna mais evidente no aço inox do que no aço carbono, pois o inox é menos elástico e se rompe mais facilmente quando sofre torção ou alongamento excessivo.

O apôio em três pontos de um sistema rotativo é praticamente impossivel de se manter perfeitamente alinhado em embarcações.
Esses pequenos desalinhamentos aliados ao pé de pinto podem causar, além da quebra de eixos, desgaste no rolamento e vasamento no retentor do mancal trazeiro do reversor.



Quando o eixo está apoiado somente em dois pontos (sem o pé de pinto), qualquer torção causada por pequenos desalinhamentos angulares dos motores é absorvida pela bucha de borracha do pé de galinha que, com o tempo de uso criará um desgaste fóra centro que mostrará o desalinhamento mas, sem detrimento à integridade do eixo ou do reversor.


 

Se o seu eixo é curto e com bom diâmetro, não existe a necessidade de pé de pinto e este pode ser retirado sem nenhum problema, se o seu eixo tiver pouco diâmetro o ideal é substituir por um eixo de bitola um pouco maior e utilizar somente pé de galinha pois ele é o efetivo ponto de apoio para a rotação da hélice e na outra extremidade o reversor é o ponto de apoio e transmissão de rotação para o conjunto.

 

 

Caso o seu sistema de eixos esteja vibrando, retire o pé de pinto e mande desempenar o seu eixo e balancear sua hélice em empresa especializada para sentir a diferença. Caso seja impossível no momento a retirada do pé de pinto você pode retirar a buxa interna do seu e este ficará sem efeito não lhe causando mais problemas.
O zinco de eixo também é um fator de vibração quando muito corroido, instalado com parafusos assimétricos ou posicionado muito no centro do eixo. Tente colocá-lo sempre a 10 cm de distância do seu pé de galinha para minimizar qualquer desbalanceamento. Fixando nessa distância o zinco também servirá como trava mecânica para que o eixo não deslize para fóra do pé de galinha no caso de quebra, evitando arrancar o seu leme ou perder o seu hélice.

por Bill Schepis