O cheque list de manutenção preventiva é o único meio eficaz de não se ter surpresas desagradáveis.
Lembre-se que a embarcação só quebra quando está na agua sendo utilizada ou seja, com seu pessoal a bordo durante o passeio ou viajem.
Itens de segurança a serem observados na manutenção preventiva:
Eixos e lemes:
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Verifique se o sêlo mecânico ou gaxeta dos eixos e lemes estão com vazamentos.
No caso de sêlo mecânico vazando solte a abraçadeira e aumente a pressão entre as duas partes do sêlo até parar de vazar. Se não parar com o aumento de pressão é certo que esteja danificado e necessita ser substituido.
No caso de gaxeta, solte a contra-porca e aperte a porca principal até o vazamento ser reduzido a algumas gotas por minuto, apertando a contra-porca nessa posição para travar.
- Verifique as porcas dos hélices para verificar se estão cupilhadas para evitar perder uma hélice quando engatado à ré.
- Verifique se o seu bujão de drenagem está devidamente apertado.
Motores:
- Verifique o nível de oléo lubrificante e da água com fluido do radiador trocador de calor e complete o necessário.
- Ligue os motores e verifique que os engates de frente e ré estejam funcionando adequadamente e sem ruidos estranhos.
- Verifique as correias do motor e da bomba d'água se estão íntegras e sem trincos ou ressecamento.
- Verifique as mangueiras, se estiverem muito dilatadas, flácidas ao apalpamento ou apresentando trincas de ressecamento externo deverão ser substituidas.
- Teste suas bombas de água salgada verificando o nível de aquecimento dos motores.
Caso haja alguma suspeita de que um motor está trabalhando mais aquecido que o outro, verifique se o rotor de borracha não tem alguma das palhetas rompida ou quebrada simplesmente retirando a tampa trazeira da bomba e visualizando o estado do rotor. Caso o rotor apresente bom estado, verifique se o registro do casco está totalmente aberto, se não existe nenhum material preso ao ralo de captação ou se não existe entrada de ar em alguma mangueira/abraçadeira antes da bomba jabsco pois se houver ela perde considerávelmente a eficiência.
- Verifique se o copo inferior do seu filtro racor apresenta sujeira ou agua. Caso haja, drene o copo pelo registro inferior até sair somente oleo limpo. Se possivel troque o elemento do filtro pois se apresentou sujeira e agua possivelmente esteja sujo a ponto de reduzir o rendimento de sua bomba injetora.
- Verifique as conexão do tanque com os filtros racor e motor para detectar qualquer vazamento de combustível ou abraçadeira solta. Uma abraçadeira solta em qualquer ponto entre o motor e o tanque pode provocar entrada de ar falsa que deteriora muito o rendimento do motor.
Elétrica:
- Verifique se as suas baterias estão em bom estado, terminais limpos e sem zinabre,
e se estão bem carregadas. Tenha sempre dois curcuitos separados, um para a partida dos motores e outro para serviço. Quando a embarcação estiver em movimento chaveie os dois circuitos em paralelo para que os alternadores carreguem simultaneamente todas as baterias.
Sempre que parar ou ancorar, desligue o circuito dos motores, torne isso um hábito para que tenha sempre
uma bateria com toda carga para a partida.
- Verifique seus instrumentos de painel, luzes de navegação, rádios e outros eletrônicos que tiver instalados para se certificar com o que poderá contar quando estiver navegando.
- Teste o funcionamento de suas bombas de porão, pois elas são os alarmes para todos os problemas de alagamento da casa de máquinas.
Salvatagem:
- Confira se você tem coletes a bordo para todos os seus convidados e tripulantes, bem como boias de segurança e os pirotécnicos exigidos por lei no prazo de validade.
Verifique como estão os seus extintores, estado geral e validade.
Caso tenha bote ou balsa de abandono verifique se está tudo em ordem com esses equipamentos.
Abastecimento:
- Sempre que sair, procure ter seu tanque cheio, caso isso não seja possivel tente ter sempre o dobro do necessário para o passeio ou viajem que planeje fazer.
Certifique-se de ter toda a agua doce possivel a bordo, ou seja, saia sempre com sua caixa d'agua cheia por mais curto que seja o seu passeio.
Utensílios:
- Verifique o suprimento de sua caixa de medicamentos, tenha sempre o necessário para qualquer emergência a bordo.
- Verifique que uma caixa de ferramentas essenciais esteja a bordo com chaves de boca, alicate normal e de corte, chaves de fenda e phillips, alicate de pressão, chave inglesa, dentre outras mais que julgar necessárias. Tenha sempre fita silvertape para isolar emergencialmente algum vazamento de manqueira e fita isolante para alguma isolação elétrica em sua caixa de ferramentas.
Ancoragem e amarração:
- Mantenha sempre um mínimo de 40 metros de cabo ou corrente na sua ancora principal. Sua ancora reserva deverá estar sempre cabeada com o mesmo comprimento de cabo para uma emergência.
Tenha a bordo cabos de amarração e defensas acondicionados em local de fácil acesso e em bom estado.
Lembre-se de manter sua ancora principal com o final de cabo ou corrente fixados em algum ponto do paiol de proa para que não perca o conjunto por uma distração quando ancorar.
Reserva útil a bordo:
- Tenha sempre 5 lts de óleo lubrificante de motor e 1 lt de óleo hidráulico.
Tenha pelo menos um rotor de bomba d'agua e um conjunto completo de correias.
Se puder, tenha também um conjunto de mangueiras e abraçadeiras do sistema de arrefecimento do motor.
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Habitue-se a fazer um check-in na sua embarcação, para nunca ser pego de surpresa.
Falhas acontecem mas que nunca sejam por negligência do Comandante !
por Bill Schepis
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