Tabelas para as âncoras mais utilizadas em
embarcações de recreio.


A BOA ANCORAGEM É UM FATOR DECISIVO DE SEGURANÇA EM QUALQUER EMERGÊNCIA NO MAR!

ANCORA DANFORTH


A âncora Danforth e a sua variante Almirantado, são as mais utilizadas no mundo. Pelo seu formato e ângulo de ataque articulado é a âncora que necessita de menor peso x pés da embarcação dentre todas as outras.
É a única que pode ser produzida em alumínio sem perder sua capacidade de garra.
O filame deverá ser normalmente 3 vezes a profundidade local usando cabo ou 2 vezes usando corrente, conforme o tipo de fundo.


Pesos Recomendados:

Ferro ou aço inox

Peso do ferro
em Kg
Comprimento do
barco em pés
Diâmetro da
corrente (mm.)
5,0

até 19

6

7,0

até 29

6

11,0

até 39

8

21,0

até 50

10

28,0
até 60
10

Alumínio naval

Peso do ferro
em Kg
Comprimento do
barco em pés
Diâmetro da
corrente (mm.)
2,0

até 16

6

3,0

até 28

6

3,5

até 33

8

6,5

até 39

8

9,0

até 46

10

14,0

até 53

13


As âncoras Bruce e Arado necessitam também de filame até 3 vezes a profundidade local mas, devem ter até 50% a mais do peso das Danforth de aço por pés da embarcação para ter o mesmo efeito de agarra. O modelo Bruce é largamente utilizado em embarcações de passeio somente pela facilidade de acondicionamento na proa das lanchas, não por sua eficiência, o que não significa ser a melhor escolha. A ancora Danforth ainda é a âncora mais segura para qualquer tempo e condição de mar mas o seu acondicionamento demanda mais espaço.
BRUCE (ferro ou aço inox)

ARADO ou CQR (ferro ou aço inox)

Pesos Recomendados:

Peso do ferro
em Kg
Comprimento do
barco em pés
Diâmetro da
corrente (mm.)
7,0

até 23

6

8,5

até 29

7

10,0

até 32

8

16,0

até 40

9

22,0

até 46

10

35,0

até 55

13

Peso do ferro
em Kg
Comprimento do
barco em pés
Diâmetro da
corrente (mm.)
4,5

até 18

6

7,0

até 21

7

9,0

até 26

8

12,0

até 30

9

16,0

até 36

10

20,0

até 43

13

30,0

até 50

13
35,0

até 54

13


Ancora Grapinel ou Garatéia

Ancoras para utilização em locais com fundo de lage e pedras. É a única opção para agarrar em fendas e formações rochosas. Não existe uma tabela para este tipo de âncora pois sua agarra não depende do seu peso mas sim dos seus braços em forma de gancho que literalmente enroscam nas formações.
São âncoras muito utilizadas por pescadores que fundeiam sobre lages submersas e costões rochosos de ilhas. Existem modelos com braços curvos e soldados e modelos de aço fundido com braços articulados para facilitar o acondicionamento a bordo. A resistência mecânica dos braços da garatéia é o único parâmetro para definir o tamanho a ser utilizado para os diferentes tipos de embarcações.
É sempre interessante ter uma garatéia a bordo para uma emergência pois nunca se sabe quando poderá ser necessário ancorar em um costão de fundo rochoso.
Dica: Evite jogar sua âncora principal em fundo rochoso, lages ou costões. A porcentagem de perda de âncoras nesse tipo de fundo é de 75% quando se consegue uma ancoragem nas pedras.

GUINCHOS E ANCORAGEM:
                    

O guincho de cabeço (horizontal ou vertical) é o mais simples e confiável para içar ancora. Você dá duas voltas do cabo no cabeço e a mantém tensionada que ele faz a força enquanto você estiver recolhendo o cabo para o paiol. O correto é acompanhar a subida da ancora na proa para acondicionar o cabo, evitar que a ancora bata no costado, arrumar e travar bem a ancora no suporte. A função do guincho é evitar que você faça força para subir a ancora, não é um dispositivo que deva ser utilizado remotamente do painel de comando e sim "in loco" (mesmo que seja um guincho "automático"). Deve-se utilizar um bom cabo de nylon sêda com flutuabilidade negativa e encapado, para que seja confortável de manusear ao utilizar o guincho. Os cabos mais utilizados são os de 12 e 14mm com tres pernas e encapado.

        

Se você utiliza guincho elétrico com catraca para cabo e corrente, pode optar pelo que melhor se adapta ao seu barco.
Utilizar corrente em embarcações de recreio ou pesca tem suas vantagens e desvantagens:

VANTAGENS:

* Agarra bem com comprimento de somente duas vezes a profundidade local.
* A corrente se acomoda em camadas sucessivas no paiol (se ele tiver a profundidade necessária) subindo e descendo com facilidade sem enroscos e sem patinar.

DESVANTAGENS:

* A corrente calibrada custa até 40 vezes mais do que um bom cabo equivalente.
* A corrente pesa até 30 vezes mais que o cabo equivalente.
* Se o seu paiol for raso, a corrente se amontoa no recolhimento ocasionando o travamento do guincho.
* Se você tiver a ancora engatada em uma lage e ela não soltar, você terá problemas em "cortar a corda" em uma emergência ou retorno de passeio ou pescaria. Você terá que soltar toda a corrente na agua para liberar a sua embarcação, com um grande prejuizo.

CORRENTES:

Deve-se usar correntes com elos curtos calibrados de acôrdo com a norma DIN 766, a medida depende do seu tipo de guincho. Normalmente são utilizadas as correntes de 6mm (30x20), 8mm (40x26) ou para alguns guinchos grandes a 10mm 50x33. De 30 a 40 metros de corrente para ancoragem em nossa costa é o suficiente para uma boa fixação. As correntes calibradas podem ser de aço inox (extremamente caras) ou de aço carbono tratada por zincagem a fogo, que custam muito menos e tem uma boa durabilidade.
Nunca utilize correntes não calibradas pois elas não tem simetria nos elos e causam desgaste bem prematuro da catraca, bem como travamento de elos nas cavidades de tração.

DICAS IMPORTANTES:

* Para sua corrente zincada a fogo durar muito mais que o normal, coloque um pequeno anodo de sacrifício (pastilha de zinco) presa em sua ancora para a descarga estática.

* Nunca esqueça de fixar a extremidade da corrente em algum amarrador dentro do seu paiol de proa pois é comum se perder conjuntos de ancoras e correntes por descuidos desse tipo. Prenda o final da corrente no paiol com um cabo de nylon, não use anilha pois caso você esteja em uma emergência e tiver que se soltar de uma ancora engatada poderá cortar com mais facilidade com uma faca, sem necessidade de ferramentas.

* Se o seu guincho tem contrôle de painel, instale também botões acionadores de proa pois lembre-se que o encaixe da ancora no suporte do púlpito deverá ser sempre supervisionada pessoalmente. Após o recolhimento da ancora trave-a de alguma forma, ou amarrando um cabo entre ela e o amarrador de proa ou através de pino de travamento pois, é comum durante a navegação um leigo ou o próprio comandante soltar a ancora por engano no painel causando estragos no casco, eixo ou hélice.

* Utilize sempre um distorcedor e manilha de boa qualidade na conexão da corrente com a ancora.

distorcedor
manilha
Todas as âncoras deverão ter no mínimo 2,0m a 4,0m de corrente colocada antes do filame.
CURIOSIDADE NAVAL
Uma ancora de navio modelo almirantado com 30 Toneladas!


por Bill Schepis